A Escola Bíblica Dominical (EBD) é uma escola de estudos bíblicos que acontece todos os domingos e tem o intuito de ensinar e transmitir os conhecimentos básicos da fé e auxiliar o cristão num estudo mais aprofundado da Bíblia.
Como surgiu a Escola Bíblica Dominical?
No século 18, ocorreu um importante movimento religioso na Inglaterra que ficou conhecido como “Avivamento Evangélico”. Seus líderes foram John Wesley, Charles Wesley, George Whitefield e John Newton.
Esse avivamento impactou profundamente as igrejas e a sociedade inglesa, gerando muitos frutos espirituais e sociais: reforma das prisões, luta contra o trabalho infantil, campanha contra o tráfico de escravos, ênfase na educação, missões mundiais.
Nesse contexto, o jornalista Robert Raikes (1735-1811), começou a se preocupar com as crianças pobres que trabalhavam nas fábricas durante a semana e aos domingos ficavam perambulando ociosas pelas ruas.
Foi então, em 1780 que Raikes criou uma escola para alfabetizar e evangelizar essas crianças. A escola funcionava das 10 às 17 horas e incluía aulas de leitura e redação, estudo da Bíblia e períodos devocionais. A ideia teve grande aceitação e em 1786 essas escolas já reuniam cerca de 200 mil crianças na Inglaterra.
Em poucos anos, o movimento se difundiu para outros países, inclusive os Estados Unidos. Em 1803 foi criada a União das Escolas Dominicais. As igrejas perceberam o valor desse método e passaram a utilizá-lo para a educação religiosa de seus membros.
O extraordinário movimento missionário do século 19 difundiu as escolas dominicais por todo o mundo. Foram realizadas muitas Convenções Mundiais de Escolas Dominicais, que atraíam milhares de delegados e importantes líderes das nações envolvidas.
Até os dias de hoje é o método de excelência para Proporcionar ensino de qualidade para os novos convertidos, promover o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão, ajudar no tratamento do caráter e no desenvolvimento da fé dos santos.