Pastores

1954- (06/03/1949)

Pastor António Maurício e crentes da igreja Baptista de Leiria dirigem o primeiro culto em Alcobaça.

Nos primeiros anos de igreja, os irmãos Guilherme Negrão, genro do Dr. Maurício e Telmo Vieira, colaboraram como obreiros desta igreja. Por vezes estes irmãos assumiram quase o papel de pastor, uma vez que a igreja não tinha.

O primeiro pastor que a Igreja Baptista de Alcobaça conheceu foi o Dr. António Maurício, enquanto pastor da Igreja Baptista de Leiria e que acompanhou os primeiros passos desta igreja.

1954- (25/04/1954)

A Igreja Evangélica Baptista de Alcobaça é organizada como igreja autónoma.

Nos primeiros anos a igreja passou pela experiência de não ter pastor em algumas ocasiões, nestas ocasiões a igreja foi também um autêntico campo de estágio para os seminaristas do Seminário Teológico Baptista, em Leiria.

1956 - (04/03/1956)

Pastor José Fernandes da Silva recebe do Dr.Maurício o pastorado da Igreja.

O irmão José Fernandes da Silva colaborou inicialmente como obreiro e a partir do dia 4 de março de 1956, como pastor, deu continuidade ao trabalho, tendo sido o primeiro pastor residente em Alcobaça.

1958 - (19/01/1958)

Aprovados os Estatutos da igreja.

Aprovados os Estatutos da igreja.

1960 - (23/11/1960)

Pastor António dos Santos assume o pastorado da Igreja.

Após um período de muito trabalho e muitas dificuldades o pastor Silva deixou esta igreja e veio ocupar o lugar, em 23 de Novembro de 1960,  o pastor António dos Santos, que devido à sua deslocação para Lisboa acompanhou durante pouco tempo a igreja.

1963

Pastor António dos Santos assume o pastorado da Igreja.

Pastor António dos Santos Martins assume o pastorado da igreja.

1974

Mocidade para Cristo

Nos anos 70 um grupo de jovens e um líder da Mocidade para Cristo deslocavam-se de Lisboa a Alcobaça para trabalhar com os jovens. Durante este trabalho, numa fase posterior a 1974, houve oportunidade de cantar no jardim frente ao mosteiro e fazer distribuição de folhetos.

1975

chegada de novos membros oriundos das ex-colónias

Com o regresso das ex-colónias e devido à relação familiar com o pastor Martins, a nossa igreja conheceu novos membros, que vieram enriquecer o trabalho.

1975

O pastor António Martins institui o Lar Emanuel em Leiria, com o apoio de alguns irmãos da igreja

 (nota: a Associação Lar Emanuel tem uma direcção própria e não se encontra presentemente afiliada à IBA)

1982

Começa a ser construído o novo templo.

 Começa a ser construído o novo templo.

1984 - (31/01/1984)

Incendio destrói o antigo templo.

No dia 31 de Janeiro, dia do aniversário do pastor Martins, preparávamo-nos para festejar os seus anos, quando o templo se incendiou. Foram muitas as lágrimas, mas também as graças a darmos ao nosso Deus, pois  conseguiu salvar-se o piano e o órgão. Algumas irmãs, em casa da irmã Lena, que morava em frente, colocaram pó de talco nas Bíblias encharcadas, para que pudessem ser usadas. No dia seguinte, o irmão Pascoal, com a sua esposa, irmã Maria Júlia, vieram limpar os bancos e conseguiram, com muito trabalho pô-los como novos.

No próprio dia do incêndio reunimos onde agora cultuamos a Deus, pois o nosso templo estava quase pronto. Orámos e alguém citou o texto: “O que eu faço não o sabes agora, sabê-lo-ás depois”. Até à inauguração do templo, usámos a cave como salão de culto, pois ela já estava pronta. Deus esteve presente na angústia.

1984 - (25/04/1984)

Inauguração do novo templo.

No dia 25 de Abril de 1984 as 16 horas abriam-se as portas do novo templo. Deus deu-nos um belo dia de sol e, pela tarde, alguma chuva para refrescar. O culto foi muito participado, com grupos corais, poesias e a mensagem do Dr. Samuel Faircloth. À noite, um grupo de irmãs desceram às águas baptismais e o pastor Fernando Pina, do Tabernáculo Baptista do Porto entregou a mensagem.

A partir daí, a vida da nossa igreja alterou-se, pois passámos a ter espaço para algumas actividades que antes eram impossíveis.

1987

Pastor Bruce Swanson e família chegam a Alcobaça.

Ainda com o pastor Martins na igreja, em 1987 veio o pastor Bruce Edward Swanson, que ficou como pastor residente e ao qual se deve o trabalho de extensão, reuniões em casa dos crentes, o Instituto Actos e o trabalho do Café convívio.

1988

Obras no terreno ao lado do templo e aquisição da Cave e rés-do-chão

O trabalho da igreja não se confinava apenas às paredes do templo. Já os estatutos apontavam para trabalho social.

Neste sentido, com os olhos postos nas necessidades do povo de Alcobaça, em Julho de 1988 começavam as obras no terreno ao lado do templo e logo a igreja pensou em adquirir a cave e o rés-do-chão. Em Novembro do mesmo ano, em assembleia, a igreja decide que o espaço será usado com fins sociais. Dava os primeiros passos aquela que viria a ser Fundação Vida Nova.

1990

Pastor Bruce regressa aos EUA e assume o Pastor Arthur Lewis

Lewis o Pastor Bruce teve necessidade de se ausentar para os Estados Unidos, com a sua família, durante sete meses, mas providenciou a vinda do pastor Arthur Lewis, que a igreja já conhecia dos tempos do Seminário.

O pastor Lewis e a sua esposa D.Helena colaboraram connosco de forma extraordinária e a sua presença era uma alegria para nós. Quando tudo parecia bem o pastor Lewis sofreu um AVC, que o incapacitou para a continuação do trabalho.

O nosso irmão teve mesmo de regressar aos Estados Unidos.

Neste período, não tínhamos ninguém para orientar a igreja e faltavam ainda alguns meses para o regresso do pastor Bruce. Foi então que convidámos o pastor Moisés para nos ajudar. Foi a partir desta colaboração que mais tarde surgiu o convite para pastorear a igreja.

1990 - (01/12/1990)

Pastor Moisés S. Gomes assume o pastorado da igreja.

O irmão Albertino Victor Franco, agora pastor Franco, foi quem mais tempo cooperou com a igreja no tempo do pastor Martins, quer na pregação, quer na Escola Bíblica Dominical, bem assim como no louvor.

Mais tarde e devido á sua vocação ministerial, o irmão Marcello Mendanha colaborou não com a responsabilidade do pastorado, entendemos que Deus nos enviou, na pessoa do irmão Moisés dos Santos Gomes, o pastor por quem tínhamos orado. No dia 1 de Dezembro de 1990 assumiu o pastorado da igreja.

1991

O Instituto Actos.

O pastor Moisés, enquanto pastor titular e o pastor Bruce, mais virado para missões, dirigiram, durante alguns meses de 1991 e 1992, um conjunto de estudos que visaram aumentar o conhecimento da Palavra de Deus e preparar os crentes para serem verdadeiras pedras vivas dentro da igreja. O grupo de alunos deslocava-se com visível agrado à Segunda-feira à noite às instalações da igreja para este tempo de estudo, mas também de convívio. Para além dos conhecimentos adquiridos foi visível o efeito prático, pois pusemos alguns dos ensinamentos em uso no relacionamento com os nossos irmãos.

Até 1991 só tínhamos conhecido membros portugueses, à excepção do pastor Luís de Castro e esposa e pastor Bruce e esposa, mas apenas por um período de tempo.

O irmão Marcello Mendanha foi o primeiro estrangeiro a fixar-se na nossa igreja

1993

Foi adquirido o 1º andar do mesmo edifício, que permitiu alargar o trabalho da Fundação Vida Nova.

Foi adquirido o 1º andar do mesmo edifício, que permitiu alargar o trabalho da Fundação Vida Nova.

1997

É criada a Fundação Vida Nova.

É criada a Fundação Vida Nova.

1999

Irmãos chegam do Brasil e do leste europeu

Em 1999 vários irmãos oriundos do Brasil vieram enriquecer a nossa igreja com o seu sotaque, cultura, disponibilidade e serviço.

Com o afluxo de emigrantes do leste europeu, em 1999 começaram a chegar até nós irmãos da Ucrânia, Rússia e Roménia. Alguns irmãos converteram-se aqui e foram baptizados. Havendo famílias inteiras e outras recém-formadas com filhos já nascidos cá. Estes irmãos reuniam-se num culto independente aos domingos de manhã e juntavam-se depois a toda a igreja. Chegando a haver em 2004, cerca de 30 a congregarem connosco.

Lista de pastores

Esta igreja teve diversos pastores desde a sua fundação