Missões

No calendário de actividades da Convenção Baptista Portuguesa, Novembro é o mês dedicado a Missões. O desfio missionário é levado muito a sério em toda a história dos Baptistas desde o início da sua história.

William Carey (17 de Agosto de 1761 – 9 de Junho de 1834) foi o primeiro evangelista baptista missionário inglês, conhecido como o “pai das missões modernas.” Carey foi um dos fundadores da Sociedade Baptista Missionária de Londres, na Inglaterra. Como missionário na colónia dinamarquesa, Serampore, Índia; evangelizou e fundou escolas, ele traduziu a bíblia para o bengali, sânscrito, e inúmeras outras línguas e dialectos.

É assim pois que desde o século 18 que o povo Baptista procura por todo o mundo fazer com que a Palavra da Salvação em Cristo Jesus seja conhecida e proclamada.

Neste mês é dado no entanto mais realce às missões que se fazem dentro de portas. São vários obreiros e Igrejas que necessitam de ser apoiadas para poderem manter as portas abertas em vários locais do país. As comunidades são muito pequeninas e não conseguem sustentar-se a si próprias. Por isso o valor da cooperação entre várias igrejas. Por isso a necessidade de estramos envolvidos com o organismo de cooperação (CBP) que tem por missão fundamental a manutenção de missões e a educação teológica. Não nos esqueçamos de orar por eles. São homens  e mulheres de coragem e que, com a força e orientação do Espírito Santo, proclamam o seu Salvador. Louvamos a DEUS por eles.

Alberto Carneiro